top of page

Sobre Grafeno

Nos últimos anos temos presenciado avanços incríveis nas pesquisas e descobertas sobre o grafeno. Esse novo material, obtido pela primeira vez em 2004, possui apenas um átomo de espessura, sendo composto exclusivamente de átomos de carbono ligados numa rede hexagonal bidimensional, como mostra a Figura 1.

Figura 1 - Esquema mostrando uma folha (monocamada) de grafeno, com seus de átomos de carbono ligados numa rede hexagonal. O empilhamento de folhas de grafeno é o que dá origem ao bem conhecido grafite. 

Não bastando o fato de representar um conceito totalmente novo de material bidimensional (primeiro cristal atômico 2D), o grafeno vem revelando propriedades excepcionais, que têm atraído grande atenção para este material. O grafeno combina de forma única propriedades como: apresenta extrema resistência mecânica, sendo ao mesmo tempo flexível e maleável; é transparente e ao mesmo tempo excelente condutor. À temperatura ambiente, nenhum outro material conhecido tem mobilidade eletrônica tão alta (apresenta o maior livre caminho médio), de modo que o grafeno tem se configurado como um forte candidato para aplicações em dispositivos eletrônicos. As perspectivas de aplicações deste material continuam crescendo rapidamente. Os impactos de sua descoberta foram tão grandes que a descoberta do grafeno foi agraciada com o Prêmio Nobel de Física de 2010. 

Autoria: Veritasium YouTube Channel, 2011

O que é Grafeno?

Autoria: BGT Materials Limited YouTube Channel

Grafeno

Autoria: TEDx Talks YouTube Channel

Autoria: BBC1

Produzindo grafeno a partir de lápis e fita adesiva

Autoria: bossnill YouTube Channel

Introduzindo Grafeno

Autoria: Cambridge University YouTube Channel

Graphene Science

Autoria: TEDx Talks YouTube Channel

bottom of page